PARE, OLHE E SIGA JESUS!
Existe uma coisa que é muito usada em cidades grandes, que têm muitos carros. É usado para organizar o trânsito, para não haver acidentes, atropelamentos. Vocês sabem o que é?
(Apresentar um semáforo)
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me". (Lucas 9:23)
A história
A Bíblia nos conta a história de um casal que Deus criou com muito carinho: Adão e Eva.
Eles moravam num jardim muito bonito e podiam fazer muitas coisas legais: podiam tomar banho de rio, brincar com os animais, comer frutas variadas. Mas Deus deu a eles uma ordem:
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente... Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16-17
E o tempo passou...
Um dia Eva estava passeando pelo jardim quando de repente... um "sinal acendeu"...
(Apresentar a primeira cor do semáforo. No decorrer da mensagem, ir apresentando as outras cores)
VERMELHO: PARE!
Preste atenção numa coisa: por que as pessoas param? Elas param porque alguma coisa acontece! Passou algum conhecido na rua e a fez parar, ou foi porque ouviu alguma coisa, pode até mesmo ter sentido um cheiro estranho... Mas, na maioria das vezes, paramos porque vemos algo nos chamar a atenção. Com Eva não foi diferente, ela PAROU para conversar com quem não devia...
Infelizmente existem pessoas como Eva: que param para fazer as coisas que não devem. Também existem aquelas pessoas que não param nunca (não param de pecar, não param para fazer a obra de Deus, não param para dar atenção à família...) Mas, Glória a Deus que existem pessoas como nós, que hoje PARAM para ouvir a voz de Deus.
- Pare e não peque mais!!!
- Pare de sofrer!!!
- Pare para ter uma conversa com Jesus: Ele está aqui!!!
AMARELO: OLHE!
Mas Eva não ficou só parada batendo papo com a serpente, com o inimigo...
Eva fez o que a maioria das pessoas fazem depois que param: ela começou a observar as coisas, a olhar... e viu algo que chamou muito a sua atenção:
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6-7
Quando Eva olhou aquele fruto, percebeu logo que ele era agradável. A bíblia chama isso de concupiscência dos olhos (ambição), e isso não é do Pai, mas é do mundo: Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16
Assim como há muitas pessoas que param por bons e por maus motivos, não é diferente com o olhar:
Há pessoas que, como Eva, olham para aquilo que não devem e acabam pecando.
Há aquelas que acham que estão enxergando, mas o deus deste século lhes cegou o entendimento.
Mas há aqueles que param com Jesus e deixam que Ele lhes dê visão!!!
OLHE para Cristo... Ele te dá condições de enxergar coisas boas e andar no caminho que leva ao céu!!!!
VERDE: SIGA!
Depois que Eva PAROU e OLHOU, ela resolveu seguir as orientações de Deus?
Não!!!
Ela desobedeceu a Deus, juntamente com seu esposo Adão. Hoje, Jesus está nos convidando a parar, para ouvir a sua voz, olhar para Jesus e segui-lo. Quem quer seguir a Jesus aqui?
Provavelmente, muitas crianças vão levantar a mão. Escolher uma criança e explicar que, para segui-lo, é preciso encontrá-lo primeiro. Neste momento, realizar a dinâmica final.
Dinâmica: Seguindo a Jesus!
Chame uma criança (ou várias) e diga a elas que você escondeu na igreja um envelope parecido com este (mostre um). Este envelope representa Jesus, quem encontrá-lo terá muita paz e alegria, além do direito de, um dia, morar no céu. Já que nos dispomos a segui-lo, vamos encontrá-lo.
As crianças começam a procurar o envelope e, é claro, que não encontram.
Por que as crianças não encontram? Porque sozinhas não conseguem, é muito difícil. Chame um adulto da Igreja, pai ou mãe de uma das crianças que estão participando da dinâmica. Você já deve ter combinado com ele, anteriormente, onde colocaria o envelope.
Peça a este adulto que segure a mão de seu filho e procure o envelope. Obviamente, ele vai até o local que você disse e pegará o envelope. Agradeça e peça a todos para se sentarem.
O que você quer dizer com esta dinâmica? Os filhos precisam da ajuda dos pais para encontrarem Jesus... ajude seu filho nesta tarefa, guiando-o no caminho certo, orientando-o a não se desviar e nem perder o foco da salvação. Não basta entregá-lo ao pastor, à professora da EBD ou aos dirigentes do Grupo Infantil. A Palavra deve ser vivida diariamente no lar e ser ensinada primeiramente pelos pais através do exemplo e nas inúmeras situações do cotidiano.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Deuteronômio 6:6-7.
Comentários
Postar um comentário