ESBOÇO: JONAS, O PROFETA FUJÃO

Vídeo aula desta pregação


Versículo para memorizar

Sugestão de recursos visual e dinâmica



Fomos convidados para ministrar sobre Jonas... Ao preparar esta ministração Deus falou poderosamente comigo ao estudarmos sobre a vida deste homem, mais uma vez nos deparamos com a desobediência e suas terríveis consequências... Minha oração é: Que através desta ministração possamos, aprender, ouvir e obedecer a Deus sem que seja necessário passarmos por situações difíceis... 
Amém!!!

Vocês estão vendo este homem em apuros crianças??? Um grande peixe, mais bem grande mesmo... Está prestes a engolir este homem!!! Alguém sabe me dizer o nome dele??? JONAS!!! MUITO BEM!!! Mas... Como será que ele foi parar no fundo do mar??? 

 Vamos ler na palavra de Deus essa história que se encontra no livro de Jonas, capítulo 1, diz assim: E veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: Levanta-te, vá até à grande cidade de Nínive, diga ao povo que se arrependa! Pois os seus pecados subiram até a minha presença... Mais, Jonas, ao invés de obedecer, ele fugiu da presença do Senhor! Embarcou num navio que ia para Társis! Imaginem só... Ele achou que de alguma forma poderia simplesmente fugir da presença de Deus... Será que podemos nos esconder ou fugir da presença do Senhor? NÃO MESMO!!!


1- A DESOBEDIÊNCIA...
Quantas vezes nós nos comportamos como Jonas, na vida... Ao invés de fazermos uma coisa fazemos outra, aí tudo começa a dar errado! Por exemplo: Quando nossa mãe manda agente estudar, mais agente não estuda! Agente fica no celular, jogando, na internet... No final do ano o que acontece? Ficamos de re-cu-pe-ra-ção... CONSEQUÊNCIA DA DESOBEDIÊNCIA! QUEM JÁ PASSOU POR ISSO? Foi isso que aconteceu com nosso amigo Jonas, vamos ver???



Depois que ele embarcou no navio pra Társis... Quem sabe o que aconteceu? Muito bem! Veio uma tempestade... A Bíblia diz que o Senhor mandou um grande tempestade!  Tão forte, tão forte! Que o navio estava a ponto de quebrar!!! Os marinheiros estavam com tanto medo que clamavam cada um ao seu deus. Tiveram até que jogar no mar todas as bagagens para aliviar o peso! E aonde estava Jonas em meio a todo esse desespero??? JONAS ESTAVA DEITADO NO PORÃO NUM SONO PROFUNDO... ELE ERA O CAUSADOR DE TUDO AQUILO E NÃO ESTAVA NEM AÍ... ESTAVA BEM DORMINDO PESADO NO PORÃO!!!

QUANTAS VEZES NÓS PASSAMOS POR LUTAS E PROVAÇÕES POR DEIXARMOS QUALQUER PESSOA ENTRAR EM NOSSAS VIDAS... VAMOS VIGIAR COM NOSSAS AMIZADES E COMPANHIAS PORQUE A PALAVRA DO SENHOR NOS ALERTA CONSTANTEMENTE SOBRE ISSO!

Continuando... Quando encontraram Jonas, pediram que ele também fosse lá clamar ao Deus dele! Eles tinham esperança de não morrerem. Eles então resolveram lançar "sortes" para saber a causa daquele mal, foi quando a sorte caiu sobre: ... JONAS! Foi então que Jonas foi descoberto e teve que contar toda a verdade!!!  Jonas sabia que tudo aquilo estava acontecendo por causa de sua desobediência!  Eles perguntaram a Jonas: O que te faremos para que o mar se acalme?
Quem sabe me dizer o que aqueles homens tiveram que fazer para que aquela tempestade se acalmasse? Muito bem!!! JONAS FOI LANÇADO NO MAR...

 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou toda a fúria... Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor e ofereceram sacrifício ao Senhor e fizeram voto!

JONAS MORREU AFOGADO??? NÃO!!! Preparou pois o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas e esteve Jonas 03 dias e 03 noites nas entranhas do peixe!!!  


IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA!

SE PARARMOS PARA ANALISAR MAIS UMA VEZ VAMOS DESCOBRIR QUE SOMOS COMO JONAS... NÃO FALAMOS DE JESUS PARA TANTAS PESSOAS QUE CONVIVEM CONOSCO DIA A DIA! PORQUE SERÁ??? PORQUE SOMOS ASSIM???

QUANTAS CRIANÇAS AQUI JÁ ACEITARAM A JESUS? E OS ADULTOS... PODEM LEVANTAR AS MÃOS??? Pois bem... Uma vez que aceitamos a Jesus como Senhor e salvador de nossas vidas; nos entregamos a Ele; prometemos ser fies e declaramos que o amamos... Ele colocará a prova nosso compromisso! Teremos que obedecer o IDE!!! PRECISAMOS TER O COMPROMISSO DE LEVAR O AMOR DE DEUS POR QUER QUE PASSARMOS...


Como já foi dito acima... Devemos amar a todas as pessoas e compartilhar com elas as Boas Novas de Salvação! Mais precisamos vigiar com nossas amizades, com quem iremos compartilhar nossas vidas e colocar dentro de nossa casa! PARA QUE NÃO VENHAMOS PASSAR POR PROVAS... ATÉ MESMO PARA QUE NÃO VENHAMOS A NOS AFASTAR DE DEUS!


O PECADO NOS LEVA PRO ABISMO!
Olha onde poderemos ir parar por causa do pecado... Não queira parar na barriga do peixe para ter que obedecer! Lá estava Jonas! Num lugar escuro e fétido...

Vejam esta foto e imaginem só que situação terrível!!! Quantas coisas um peixe engole... Lixos, algas, outros peixes tudo misturado em processo de digestão.  

SE CONSERTE COM DEUS!
Caso um dia venhamos passar por provações permitidas por Deus por causa da nossa própria desobediência, por termos dados brechas ou legalidades... Não demore a reconhecer seu erro e se consertar com Deus! Se coloque diante de Deus com um coração sincero e disposto a obedecer para que Deus possa entrar com providência e mudar o quadro de nossas vidas!!!! Não permita que a mesma rebeldia de Jonas faça morada em seu coração... Pois quanto mais tempo demorarmos mais sofreremos!

DEUS ESTAVA NO CONTROLE DE TUDO!
Jonas não iria morrer... Não estava nos planos de Deus. 

-Assim como Deus ordenou ao peixe que engolisse Jonas para que ele não morresse afogado;

- Deus também não permitiu que Jonas entrasse em processo de digestão, pois seria natural que isso acontecesse!

- Deus fez com que o peixe viajasse até Nínive e assim que Jonas orou em arrependimento ao Senhor o peixe o vomitou na praia... JUSTAMENTE EM NÍNIVE!


OS PROPÓSITOS DE DEUS... Depois de tudo isso, Jonas foi até Nínive cumprir as ordens de Deus... E os propósitos do Senhor para com aquele povo se cumpriram! A Salvação chegou naquele lugar porque aquele povo ouviu a voz de Deus!!! Eles se arrependeram de seus pecados e Deus converteu seus maus caminhos!!!

DEUS QUERIA TRATAR COM JONAS...
Creio que Deus poderia ter escolhido outra pessoa para ir pregar em Nínive, mais era necessário que fosse Jonas e não outra pessoa!!! Pois Deus precisava ensinar Jonas, quebrantar, mostrar para ele que Deus era Deus de sua vida!!! Quantas vezes Deus precisa nos ensinar e tratar conosco...? Será que Jonas aprendeu a lição? 

Que nós possamos aprender através da história de Jonas que não importam as circunstâncias... Precisamos simplesmente obedecer mesmo quando não entendemos ou mesmo quando não é de nossa vontade! Mesmo que estejamos nais profundezas do mar Deus sempre ouvirá nosso clamor...

....
Canção: Jonas quis fugir de Deus (Play-Back disponível em nosso canal)

Dinâmica bem simples para utilizar na lição sobre Jonas
Peixe Balão
 

Comentários