ESBOÇO: DANIEL E SEUS AMIGOS DISSERAM NÃO AS COMIDAS DO REI

PODEMOS USAR ESSA MINISTRAÇÃO (PREGAÇÃO INFANTIL) PARA: DIA DE COSME E DAMIÃO, HALLOWEEN, CARNAVAL OU QUALQUER OUTRAS DATA CUJOS CRISTÃOS NÃO DEVEM SE ENVOLVER.

HISTÓRIA NARRADA EM VÍDEO

APRENDENDO COM DANIEL E SEUS AMIGOS A NÃO SE CONTAMINAR COM OS BANQUETES QUE O MUNDO OFERECE...  ESTAMOS NO MUNDO, MAIS NÃO PERTENCEMOS A ELE!!!

Bíblia nos conta a emocionante história de 4 rapazes bem jovens que foram trazidos por ordem do Rei Nabucodonozor com a finalidade de serem preparados para servi-lo em seu reino! 

Mas essa história é cheia de grandes surpresas porque esses jovens são antes de tudo servos fiéis do Deus altíssimo e satanás fará de tudo para tentar contra a vida desses jovens... Até mesmo usar o próprio Rei para tentar matá-los! 

O rei ordenou, ao chefe dos oficiais da sua corte, que trouxesse alguns jovens da família real e da nobreza: sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei!!! Eles deveria ainda aprender a língua e a literatura dos babilônios.

O rei ainda ordenou que uma porção diária de sua própria comida e de seu próprio vinho fossem servidos aos jovens para que eles ficassem bem saudáveis e fortões! Todo esse preparo duraria por 03 anos e depois disso, só então eles estariam prontos para servir ao rei! 

Entre esses jovem estavam alguns que vieram de Judá: Daniel, Sadraque; Mesaque e Abede-Nego; e Daniel sabia que aquelas comidas eram oferecidas e que não podiam se contaminar com as comidas rei! 

Então ele pediu ao chefe dos oficiais permissão para não comer daquelas comidas! E, Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele. Apesar de atender ao pedido de Daniel, ele disse que tinha medo de desobedecer, pois foi o próprio rei Nabucodonozor quem determinara o tipo de comida e bebida que eles deveriam comer! E se o Rei achasse que eles estavam menos saudáveis que os outros jovens da mesma idade... Certamente ele pediria sua cabeça...

Aí Daniel, que era um jovem de Deus, teve uma grande ideia! E ele disse assim: vamos fazer uma experiência?! Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber, depois compare a nossa aparência com a aparência dos jovens que comem a comida do rei! Depois de tirar sua próprias conclusões pode nos tratar do jeito que achar melhor!

Beleza, fechado! Ele concordou em fazer a experiência com eles durante dez dias... Passados os dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei. Assim o encarregado concordou em tirar a comida especial e o vinho que havia mandado dar a eles e em lugar disso lhes dava vegetais.

A Bíblia fala que a esses quatro jovens Deus encheu de sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Ao final do tempo estabelecido pelo rei para preparar os jovens, eles foram levados e o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor, quando o rei conversou com eles, não encontrou ninguém comparável a Daniel, Sadraque; Mesaque e Abede-Nego; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos que exigiam sabedoria e conhecimento e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.

 ...
 ...
 ...
 ...
 ...
 Imagine só... Se eu ou você, estivéssemos no lugar de Daniel e seus amigos... Já imaginou? Eles estavam ali tristes, pois estavam longe de sua família, longe de sua terra! Estavam ali como escravo para servir o Rei! Contudo isso eles se mantiveram fieis e obedientes a Deus... Em nenhum momento veremos aqueles jovens revoltados ou reclamando de Deus, pelo contrário, eles nos ensinam que nos momentos de adversidade precisamos confiar ainda mais no Senhor.
 ...
 ...
O guarda concordou com isso. E, no fim dos 10 dias, Daniel e seus três amigos pareciam mais fortes do que todos os outros rapazes. Assim, o guarda deixou que comessem legumes, em vez de a comida do rei. 

Gostaria de chamar a atenção de vocês quanto ao testemunho de vida de Daniel... Aquele guarda estava sendo testemunha de quão grande era o Deus de Daniel! Acredito que aquele guarda, se fosse casado deveria chegar em casa e conversar com sua esposa sobre a postura daquele rapazes e que Deus maravilhoso era esse a quem eles serviam! Nós devemos ser assim como Daniel... Nossa vida deve servir de exemplo para o que vivem conosco na escola, no trabalho, em todos os lugares... As pessoas verão que Deus é Deus através de nossas atitudes!
 ...
 ...
O REI Nabucodonosor levou os israelitas mais instruídos para Babilônia. Depois, o rei escolheu os rapazes mais bonitos e mais espertos. Pode ver aqui quatro deles. Um é Daniel, e aos outros três os babilônios chamaram Sadraque, Mesaque e Abednego.
Nabucodonosor planejou treinar os rapazes para servirem no seu palácio. Após três anos de instrução, escolheria os mais espertos para ajudá-lo a resolver problemas. O rei quis que os rapazes ficassem fortes e saudáveis enquanto estudavam. Por isso, mandou seus servos dar a todos eles a mesma comida boa e o vinho que ele e sua família recebiam.
Veja o jovem Daniel. Sabe o que ele disse a Aspenaz, principal servo de Nabucodonosor? Daniel lhe disse que não queria comer as coisas gostosas da mesa do rei. Mas Aspenaz ficou preocupado. ‘O rei decidiu o que devem comer e beber’, disse ele. ‘E se vocês não tiverem aspecto sadio como os outros rapazes, ele pode me matar.’
Daniel falou, então, com o guarda, a quem Aspenaz mandou tomar conta dele e de seus três amigos. ‘Experimente-nos por 10 dias’, disse. ‘Dê-nos legumes para comer e água para beber. Depois, compare-nos com os outros rapazes que comem a comida do rei, para ver quem parece melhor.’
O guarda concordou com isso. E, no fim dos 10 dias, Daniel e seus três amigos pareciam mais fortes do que todos os outros rapazes. Assim, o guarda deixou que comessem legumes, em vez de a comida do rei.
Ao fim de três anos, todos os rapazes foram levados a Nabucodonosor. Depois de falar com todos eles, o rei achou Daniel e seus três amigos os mais espertos. Ficou com eles no palácio, para que o ajudassem. Sempre que o rei fazia perguntas a Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, eles sabiam 10 vezes mais do que os sacerdotes ou os sábios dele Daniel 1:1-21.

Comentários

  1. bom dia, gostaria de não me rebaixar ao seu nível, por isso antes de falar besteiras sobre doces de Cosme e Damião, procure saber a historia desses 2 irmão, ha falar que é oferecido ao demônio entre outras coisas, já estou cansado de ouvir esse nível de preconceito, por que se for fazer isso então por que dar dinheiro no dizimo, já que Jesus disse: "De a césar o que é de césar, e de a Deus o que é de Deus", resumindo todo evangélico, cristão vive por césar e não por Deus!

    ResponderExcluir
  2. e mais uma coisa ai fazer isso que você fez esta agindo conta a Lei Contra a Intolerancia Religiosa - Lei 11635/07 | Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, então aprenda alguma coisa!

    ResponderExcluir
  3. Essa historinha é repetida várias vezes na postagem para ver se as pessoas acreditam?
    Faltou cultura...
    Cosme e Damião são mais servos de Deus do que tudo que li aqui

    ResponderExcluir

Postar um comentário