Sal da terra e Luz do Mundo
(A Serva de Naamã) - Mateus 5:13-14 | 2 Reis 5 1-3Quebra-gelo: Leve algum alimento totalmente sem sal (pipoca, aipim, batata), passe uma venda preta de TNT nos olhos delas e deixa que elas experimentem o alimento sem sal e de olhos vendados. Depois ponha sal e tire a venda dos olhos, pergunte como foi à experiência.
Certo dia, Jesus disse assim aos seus discípulos: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo! Se o sal perder o sabor como vamos salgar? Não serve para mais nada! E não se acende a luz debaixo de uma cama! A Luz tem que ser posta no alto para que brilhe, ilumine o ambiente e todos a vejam!
Jesus queria nos ensinar que nós nascemos para fazer a diferença na vida das pessoas, a luz de Cristo deve brilhar através de nossas vidas. Jesus disse que nós somos sal e luz, então por onde quer que agente passe, não importa as circunstâncias, precisamos fazer a diferença, como? Dando sabor e iluminando a vida de todas as pessoas!
Sabem aquela batata frita quentinha e deliciosa que vocês amam comer? Ahhhh imaginem essa batatinha totalmente sem sal? Agora imagina uma casa bem linda, com jardim e balanço para brincar... Só que toda escura e sem luz. Não dá pra ver nada! Que pena não é? Coisas tão boas, porém sem utilidade. A mesma coisa é ter muito dinheiro, morar numa mansão e não ter saúde; Não adianta ter tudo e não ter Deus. Na história de hoje vamos ver exatamente essa situação.
A Bíblia nos conta a história de uma menina israelita que foi levada como escrava para servir na casa de um general sírio, essa história está registrada em II Reis 5: 1-3 e diz assim: Naamã, comandante do exército da Síria, era um grande homem, muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque por meio de Naamã, o Senhor Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente mais sofria de uma terrível doença na pele chamada lepra.
Num de seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita que ficou sendo escrava da mulher de Naamã (Ou seja, Naamã deu essa menina de presente para a sua esposa, para servi-la). Mais aquela menina servia ao Deus de Israel e por isso ela era diferente...
A Bíblia diz que diante do sofrimento de seu senhor, aquela menina escrava se mostrou preocupada e então falou com sua senhora que seu marido poderia ser curado através de um profeta de Deus, chamado Eliseu. A menina tinha convicção e certeza de que o Deus de Israel tinha poder para curar a lepra de Naamã. Então ela explica como seria possível encontrar o profeta na cidade de Samaria e através dessa menina Naamã foi curado de sua lepra.
Essa menina nos ensina com suas atitudes o que é ser Sal e Luz; Através
dela o Deus de Israel foi conhecido e glorificado, houve cura e restauração, na
casa de Naamã. Mesmo sendo um homem importante e tendo de tudo, não havia sabor
nem luz na vida daquele homem e de sua família. Precisamos ser como essa
menina. Sejamos sal e luz em todos os lugares: Na escola, no bairro, na nossa
rua, no curso, enfim, na vida de todos os nossos amiguinhos!
Comentários
Postar um comentário