AVENTURAS DA ORAÇÃO - A Oração de Jonas no ventre do peixe

Incentive sua criança a ter uma vida de oração, mostre/ensine-as, através do estudo da Palavra de Deus, pessoas reais como eu e você que alcançaram o favor de Deus e viveram milagres por ter confiado no Senhor, terem feito a sua vontade e principalmente terem buscado um relacionamento com o Pai! Orar é falar/conversar com Deus e quando dedicamos tempo estudando sua Palavra, aprendendo sobre sua vontade e orando, estamos nos relacionando com Ele! As crianças irão amar viver todas essas aventuras da oração!!! Bom estudo.

São 04 meses de oração em 16 lições com atividades e dinâmicas!

 
 
Todas as lições estão disponíveis no Blog

 
 

PRINCÍPIO: Ensinar que de forma alguma podemos nos esconder de Deus.

VERSÍCULO: Salmos 139:7

A onde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?

QUEBRA-GELO: Brincando de esconde-esconde

Esconder um boneco (menino que pode ser feito de papel) e pedir que as crianças o encontrem na sala. Você pode colar embaixo de alguma cadeira... Ao ser encontrado conversar com as crianças sobre quando eles brincam de esconde-esconde, onde gostam de se esconder, se são encontradas com facilidade ou não, como eles se sentem quando são descobertos em seu esconderijo. Com o boneco nas mãos, contar para as crianças que um dia, um homem de Deus chamado Jonas, procurou fugir e se esconder da presença de Deus. Mais porque será que Jonas se escondeu? A Bíblia diz que Deus pediu para que ele fosse a uma cidade chamada Nínive e falasse para aquele povo que Ele (Deus) estava muito triste, pois a maldade deles havia chegado aos seus ouvidos.

Jonas, mais do que depressa se aprontou, não para obedecer às ordens de Deus, mas, para fugir. Comprou uma passagem e pegou um navio para ir para bem longe, achando que não seria encontrado pelo Senhor...

HISTÓRIA DO DIA Jonas 2: 1-10

Cuidado crianças ao brincar de esconde- esconde com Deus, com Deus não se brinca, precisamos obedecer! Sabem o que aconteceu? Jonas foi encontrado mais do que depressa por Deus, que para continuar a brincadeira que Jonas havia começado, Deus o escondeu na barriga de um enorme peixe e o deixou lá no cantinho da disciplina para que ele pudesse refletir sobre com quem ele estava brincando... O que será que Jonas encontrou na barriga do peixe? Qual cheiro que tinha lá? Você consegue imaginar?

 Vocês sabem como e onde o Senhor o encontrou Jonas? Dormindo bem sossegado no porão do navio! O Senhor mandou um forte vento e uma grande tempestade no mar para forçar aqueles homens que não conheciam o Deus verdadeiro desconfiar de Jonas. E foi o que aconteceu! Eles perceberam que o motivo daquela tempestade era a desobediência de Jonas; Quando o lançaram no mar, o mar se aquietou e estes homens temeram o grande Deus e viram o seu poder. Quanto a Jonas? Morreu afogado? Não!!! Um grande peixe já havia sido preparado para engoli-lo até que aprendesse o dever de casa... (Agora líder, você pode ter nas mãos a figura de um grande peixe e colocar Jonas atrás, para que as crianças o imaginem dentro do peixe). Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe. E foi ali, naquele lugar escuro, úmido e barulhento que Jonas falou com o Senhor em oração.

 Ele falou assim: Quando eu me vi morrendo gritei por socorro, e tu me respondeste. Eu vi a morte, pois ás águas estavam me cercando por todos os lados. Pensei que o Senhor me havia jogado fora da tua presença e que não me daria mais a vida. Tu, porém me salvaste da morte. Ao me achar morrendo, lembrei-me de ti e a minha oração chegou a ti. Mas eu cantarei louvores, oferecerei sacrifícios e cumprirei o que prometi.

No momento em que Jonas reconheceu seu erro e prometeu obedecer, o Senhor deu ordem para o peixe que imediatamente o vomitasse na praia.

APLICANDO A PALAVRA EM MINHA VIDA

• Quando Deus te manda falar dele para algum amigo seu, não desobedeça. Quando Deus mandar você fazer qualquer coisa, faça! Não tente fugir ou se esconder achando que Ele não te achará jogando videogame sossegado em casa ou fazendo qualquer outra coisa.

• Saiba que Ele poderá agitar as águas de sua vida, até que você reconheça que desobedeceu.

 ACERTO

• Você tem sido um filho obediente a Deus e aos seus pais?

• Você tem falado a seus amigos do amor de Deus?

• Vamos orar?

 Levar as crianças a reconhecerem que muitas vezes, ao invés de falar de Jesus ao seu amigo, e obedecer a Deus em nas coisas do seu dia-a-dia, fogem da obrigação se entretendo com outras coisas. Leve as crianças a pedir perdão e se comprometerem em obedecer.

Comentários