As obras da carne e o Fruto do Espírito, quem vencerá?


Objetivos: Que as Crianças tenham discernimento quanto às obras da carne e aprenda a rejeitá-las em sua vida; e desenvolva um coração puro e desejoso de desenvolver o fruto do Espírito. 

 

Versículo para memorizar: 1ª Pedro 3: 11

“Afasta-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça de tudo para alcançá-la.” 

 

LIÇÃO 

 

A Bíblia nos diz que não estamos sozinhos neste mundo, sabia? Existem perto de nós seres espirituais. Esses seres falam em nossa mente e querem nos guiar de forma que façamos a sua vontade. Quando você recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador, o Espírito Santo de Deus começou a guiar sua vida. Agora você ouve e obedece ao que o Espírito Santo de Deus lhe diz.

 

Porém os seres malignos não deixaram de existir... Você pode ter certeza de que eles não ficaram nada nada satisfeitos e querem que você obedeça a natureza humana pecaminosa, querem que você pratique as obras da carne e por isso precisamos ficar atentos! Em Mateus 26.41, a Palavra de Deus nos manda orar e vigiar sem cessar. 

 

Neste mês temos no calendário o carnaval – A Festa da Carne... Uma festa muito conhecida que acontece no Brasil e atrai pessoas do mundo inteiro; ela foi criada justamente para pecar à vontade e satisfazer os desejos da carne... É isso mesmo! Neste período eu imagino que o Brasil fede, o mal cheiro do pecado deve chegar nas narinas de Deus pois muitas pessoas resolvem fazer de tudo, escutando e obedecendo a voz do maligno de nossas almas. A Bíblia chama essas atitudes (comportamento pecaminoso) de OBRAS DA CARNE! Vamos ler Gálatas 5:19-21, que diz assim: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas (brigas), dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 

 

Podemos ver tudo isso acontecendo nas festas carnaval, pois o carnaval é a festa da carne, onde tudo pode e vale tudo, entristece o coração de Deus e quem participa, concorda; E acabamos de ler acima que essas pessoas não herdarão o reino de Deus. O caminho e a porta do céu são estreitos, lá não haverá pecado e nada disso vai entrar!

 

Diferente daqueles que servem a Jesus, e o ESPÍRITO SANTO guia a sua vida... Você não escuta o voz do espírito maligno porque a sua vida pertence a Deus. O Espírito Santo de Deus que habita dentro de você faz com que você passe a gerar o FRUTO DO ESPÍRITO, e quanto mais você serve a Deus mais esse fruto cresce em sua vida e começa a ser visto pelas outras pessoas; Como? As pessoas percebem que você é diferente por causa das suas atitudes e comportamento. Por ser filho de Deus e se parecer com Ele.

 
Assim como a Bíblia fala e condena AS OBRAS DA CARNE; A Bíblia nos fala também desse fruto – O FRUTO DO ESPÍRITO - e se ele estiver em sua vida, isso quer dizer que você ouve e obedece a voz de Deus. E a vitória será do BEM! O mal vai perder, ele jamais irá prevalecer... 

Mais afinal o que a Bíblia fala sobre O FRUTO DO ESPÍRITO? Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Caso você queira explicar cada virtude do Fruto do Espírito:

FRUTO DO ESPÍRITO AMOR: Devemos amar a Deus em primeiro lugar e ao nosso próximo como a nós mesmos. Nosso primeiro pensamento deve ser para Deus e em seguida amar a todos, não importando se são diferentes ou parecidos conosco.

 ALEGRIA: Se você é guiado pelo Espírito Santo de Deus, a alegria deve estampar o seu rosto, você não pode ficar emburrado ou de cara feia. Não pode ser triste um coração que ama a Deus. 

PAZ: É preciso ter paz uns com os outros. Esqueça os aborrecimentos, devemos perdoar, viver em paz e ajudar os outros também a viverem em paz. 

PACIÊNCIA: Ter paciência no meio das provocações demonstra que você tem o espírito fortalecido. 

BONDADE: Devemos fazer o bem sempre. Mesmo para com aquele que nos faz mal, devemos demonstrar bondade. 

FIDELIDADE: Os olhos de Deus procuram os fiéis. Ele quer que sejamos fieis em tudo: fieis com as pessoas, fiéis também com aquilo que temos nas mãos. 

HUMILDADE: A Bíblia nos diz que o Reino dos Céus é para os humildes. Sejamos modestos e agradáveis. 

DOMÍNIO PRÓPRIO: Precisamos controlar nosso temperamento, é preciso pensar antes de agir, controlar nossa vontade própria e fazer tudo com sabedoria e com controle. 

Se essas características fazem parte da sua vida, parabéns! Isso mostra que você é guiado pelo Espírito Santo de Deus, suas atitudes demonstram que você é filho de Deus, que ouve sua voz e obedece, então a vitória é do BEM!

Rejeite a voz do maligno e todas as obras da carne que tentam se manifestar em sua vida! Diga não ao carnaval e a todas as festas que desagradam a Deus. Lembre se que você é filho de Deus e deve ser guiado pelo Espírito de Deus. Você pode arrepender-se e pedir perdão a Deus. Peça também força para ser vitorioso com o BEM e nunca mais dar ouvido para o MAL. 

 

Dinâmica de aula:

Peças as crianças para formarem um corredor bem estreito (ou coloque algo na porta da sala de forma que fique bem apertado para passar, ou faça esse corredor com cadeiras mesmo) cada criança deverá passar pelo estreito, com duas bolsas penduradas, uma de cada lado. Com essa experiência, faça com elas entendam que assim também é o caminho e a porta do céu... Estreita! Não entrará a bagagem que leva o pecado e todas as obras da carne! Para entrar no céu é necessário se arrepender e deixar todo o pecado para trás e seguir uma vida leve, sem o peso do jugo do pecado, e sim com Jesus!!!

 

Música oficial do Carnaval:
Letra da música principal que iremos usar nas programações de Carnaval:

Só diz não as obras da carne
Quem tem Jesus no coração
 
Só diz não as obras da carne
Quem tem Jesus no coração

A criança que tem Jesus no coração
Não brinca carnaval não não
 
Se fantasiar só para brincar
Pecando contra Deus já está
 
A Bíblia nos ensina a obedecer
E não se contaminar
 
Então se o carnaval não é de Deus
Pecando contra Deus já está

Comentários