ENSINANDO SOBRE A PREGUIÇA PARA AS CRIANÇAS | DIA DO TRABALHO | DIA DO TRABALHADOR

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A PREGUIÇA NOS DOMINE, CASO CONTRÁRIO ELA PODE DESTRUIR A NOSSA VIDA! NÃO CONSEGUIREMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM, POIS PRECISAMOS ACORDAR CEDO, ESTUDAR, TRABALHAR, LIMPAR A CASA, ETC..
 
E PRA CHEGARMOS NO CÉU? É A MESMA COISA! POIS A ESTRADA É LONGA... E O CAMINHO É ESTREITO! NADA DE PREGUIÇA, VAMOS FAZER A OBRA DE DEUS COM ZELO!!!

Precisamos orar, ler a Bíblia, ir a igreja e participar de atividades do Departamento Infantil, levantar cedo para ir a Escola Bíblica Dominical, precisamos anunciar Cristo para outras pessoas... Veja só em quantas coisas a preguiça pode nos prejudicar! 

LINDA CANÇÃO... OUÇA!!!
É domingo! Vamos acordar cedo pra E.B.D?


A preguiça nos impede de sermos bons servos de Deus; Por que os servos de Deus são chamados para trabalhar em sua obra! E no reino de Deus há muito trabalho para ser feito... Todos nós somos servos, precisamos deixar a preguiça de lado e nos colocarmos a disposição de Deus para fazer o que Ele nos mandar!

Já pensou se Noé fosse preguiçoso? Como a arca seria construída? Foram anos e anos de muito trabalho!!! Ainda bem que Noé era um homem forte e muito trabalhador!!!


E se José do Egito fosse um homem preguiçoso? Quem iria administrar a casa e Potifar e organizar toda a prisão? E depois que ele se tornou governador... Quem iria trabalhar para estocar alimentos para os 07 anos de fome???



E Neemias? Se ele fosse preguiçoso quem iria reconstruir os muros de Jeruzalém???




LINDA CANÇÃO... OUÇA!!!
Grande Obra


Existe alguma criança preguiçosa aqui?
Pois como iremos ser escolhidos por Deus?
Como poderemos trabalhar nesta grande obra?
Se existir preguiça em nós?

LINDA CANÇÃO... OUÇA!!!
A formiguinha corta a folha e carrega



POR ISSO A BÍBLIA DIZ:
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6-8.


VIDA DE FORMIGA...
VAMOS OBSERVAR A FORMIGA E DESCOBRIR COMO ELA VIVE? 

Se pararmos para observar um formigueiro com certeza não veremos as formigas paradas! Veremos a todo tempo formigas indo e vindo nas mais diferentes direções, entrando e saindo do formigueiro, carregando partes de bichinhos, sementes, folhas e outras coisas, carregando também pedrinhas e pedacinhos de plantas. Todas as formigas parecem estar bem ocupadas!!!


Todas as formigas do formigueiro tem um
trabalho a fazer. Existem muitas tarefas para serem feitas num formigueiro...

Algumas formigas são responsáveis por cuidar das larvas ou dos bebês formigas. O formigueiro tem que ser mantido limpo e em ordem. Novos "quartos" precisam ser construídos, pois o formigueiro está sempre crescendo. O formigueiro precisa de proteção. Algumas formigas são encarregadas de ir lá fora encontrar mais comida e trazer para dentro do ninho. Todas as formigas tem um trabalho a fazer, e elas fazem direitinho! Elas não ficam preocupadas com quem está fazendo o quê, ou quão difícil é o seu trabalho. Elas veem alguma coisa que precisa ser feita e elas fazem!
...
Elas não precisam de alguém pra dizer que está na hora de ir pro trabalho, ou para lembrar o que é que precisa ser feito. Elas apenas fazem o que é preciso para manter o formigueiro ativo. O que aconteceria se as formigas não fizessem isso? Elas provavelmente não conseguiriam sobreviver... Deus fez as formigas!!! Ele deu a cada uma um trabalho e elas fazem seu trabalho. Elas não precisam de alguém dizendo o tempo todo a elas o que é preciso fazer. Elas fazem!

Por isso a Bíblia fala que podemos aprender com as formiguinhas! Deveríamos ser mais parecidos com as Formigas...

Além das coisas de Deus como já vimos... 
 Temos nossas tarefas escolares, os deveres de casa, os trabalhos em grupo, estudar para as provas! Temos também as tarefas de para fazer em casa, manter nossas coisas arrumadas, não jogar as coisas pelo chão, guardar os brinquedos... Tem mais!!! Escovar os dentes, tomar banho, hora de dormir, hora de brincar...  

Sabemos de tudo isso!!!

Temos que ser educados, tratar bem as pessoas, obedecer nossos pais, compartilhar nossa fé e falar das Boas Novas da Salvação, convidar um amiguinho para vir à igreja, não correr pela igreja, prestar atenção no culto sem conversas ou andanças, etc


(Pergunte sobre suas tarefas e deixe cada um responda) 
Você fica esperando até que sua mãe ou seu pai te mande fazer suas tarefas?
Ou você faz porque você sabe que tem suas tarefas para fazer?

Seus pais não deveriam ficar te dizendo todo dia o que você tem de fazer... Você deveria se esforçar para lembrar o que tem para fazer, e fazer sem que ninguém precise ficar mandando ou te lembrando. Quanto mais você vai crescendo, ficando mais velho, mais tarefas e responsabilidades você terá na vida. Seus pais não podem ficar para sempre te lembrando de tudo o que você tem de fazer.

Uma criança sábia irá se esforçar para se lembrar de todas suas tarefas.

A preguiça é muito perigosa. Todos precisamos de descanso mas não devemos exagerar. Quem se deixa dominar pela preguiça acaba não fazendo aquilo que precisa. O trabalho não fica feito e, no fim, o preguiçoso encontra muitos problemas!!!

Como já vimos lá no início... 
Também na obra de Deus a preguiça causa muitos males! Precisamos ser como os grandes homens de Deus que atenderam o seu chamado e obedeceram sem que Deus precisasse ficar a todo o tempo lhes ordenando!!!

Nelas encontramos um exemplo de determinação, disciplina, objetividade, força e sobre tudo consciência de que o trabalho tem que ser feito em tempo determinado.

PORQUE DEUS NÃO QUER PREGUIÇOSO EM SUA OBRA?


POR ISSO A BÍBLIA DIZ:
Provérbios 6:6-8
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. 

LINDA CANÇÃO... OUÇA!!!
O Hit da Formiguinha, essa é pra encerrar dançando...


VAMOS FAZER UM LINDO CULTO USANDO AS FORMIGAS COMO EXEMPLO, POIS A PARTIR DE HOJE SEREMOS CRIANÇAS MAIS RESPONSÁVEIS, OBEDIENTES AOS PAIS E A DEUS, SEM QUE NINGUÉM PRECISE FICAR TODO O TEMPO COBRANDO O QUE JÁ SABEMOS, POIS SOMOS CRIANÇAS DE CRISTO!!!

Comentários

Postar um comentário